sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Decisão da Juíza não proíbe concessão de autonomias - apenas determina que a respeitem a a Lei de licitações


Como estão iludindo os auxiliares ou o “me engana que eu gosto” das novas autonomias (II)

Independente da decisão da juíza Maria Teresa Pontes Ganizeu, da 2ª Vara de Fazenda Pública, na ação da Abrataxi de agosto passado,  essa conversa de que a Prefeitura iria conceder 3 mil autonomias a auxiliares, com base no artigo 6º da Lei 5492/12 não passava, como não passa, de um matreiro golpe eleitoreiro, em choque com princípios elementares do Direito e das práticas legislativas.
A juíza Maria Teresa Ganizeu assumiu a 2ª Vara de Fazenda
Pública em outubro de 2011 e já adotou decisões corajosas
como a que garantiu os postos de gasolina da Orla de
Copacabana e anulou  resultado de concurso viciado.
A liminar, aliás, não impede a "realização dos sonhos dos auxiliares", como estão dizendo por aí aos taxistas desavisados e desesperados. Apenas considera inconstitucional o procedimento previsto na lei do vereador Jorge Felipe, que viola a Lei Federal 8997/95 e o artigo 175 da Constituição de 1988, que definem a obrigatoriedade de licitação nos serviços públicos concedidos e permitidos.
O inciso IV do Artigo 2º da Lei  8997/95, que regulamenta o artigo 175 da CF,  deixa clara a exigência de licitação para a "delegação, a título precário da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco".
Pessoalmente, acho que o serviço de táxi não se enquadra necessariamente como uma "permissão", (vou debater essa minha posição  aqui), mas a partir do momento em que está sujeito a normas e decretos do poder concedente municipal deixa de ser apenas uma simples autorização, como acontecia na sua origem, até quando o presidente Getúlio Vargas baixou o Decreto Nº 31.181, de 25 de julho de 1952, aprovando o Regulamento do Serviço de Táxis do Distrito Federal.

Apenas um bote eleitoreiro

No caso da festejada Lei 5492/12 não é exagero dizer que ela é uma irresponsável "brincadeira de mau gosto", que já se mostrou quando iludiu os auxiliares com a publicação de um listão sem pé nem cabeça, de forma proposital para que todos continuassem sonhando no período eleitoral que poderiam estar incluídos entre  3 mil possíveis  futuros agraciados, número espalhado no "chute", pois até hoje não se sabe quantas "permissões estão disponíveis".
Esse artifício, aliás, já apontei na matéria anterior, porque é absolutamente arbitrário definir essa disponibilidade com base em cassações, quando se sabe que até hoje, apesar da posição firme da juíza Maria Teresa Ganizeu e outros magistrados, da legislação citada e da minha Lei 3123/00,  nada impede que o prefeito use do seu "poder discricionário" para presentear a alguém com mais uma "permissão/autorização".
A verdade é que, o vereador Jorge Felipe, que era colado com Cesar Maia e com os donos das  empresas de táxis, fez de tudo para impedir e tornar sem efeito a Lei 3123/00, que libertou TODOS os auxiliares que trabalhavam até 30 de abril de 2000.
E agora, conseguido o seu objetivo de confundir os 20 mil auxiliares nas eleições e ainda  corromper politicamente alguns beneficiários ( minoria, acredito)  da Lei 3123 com a autorização para venderem por até R$ 150.000,00 o que ganharam de graça e terem seus próprios "escravos", precisava de alguém  como bucha,  para tornar inviável o cumprimento da promessa de campanha por outros meios, embora  sua própria Lei já desse elemento para qualquer um embarreirar, conforme seus artigos 1º e 2º. Sobrou para a liminar da Abrataxi.
Assim, o Ivan Fernandes está servindo de"judas"  como se as permissões já estivessem a caminho, e agora, por causa de sua liminar, todos os 20 mil auxiliares terão adiada a sua "libertação".

Conheça a decisão da Juíza na íntegra

Isto por conta da decisão muito mais doutrinária da Juíza Maria Teresa Pontes Ganizeu,  formalizada 4 meses depois de protocolada uma ação impetrada pela Abrataxi no dia 2 de agosto de 2011: a tutela antecipada  só foi concedida no dia 18 de dezembro passado e só tornada pública agora, não sei por quê.
A juíza Maria Teresa é uma magistrada extremamente séria e cautelosa, com pouco mais de um ano numa Vara de Fazenda Pública, para a qual foi promovida pelo critério de antiguidade, depois de passar um bom tempo na 1ª Vara de Família de Itaipava, comarca de Petrópolis.
Como disse, em nenhum momento de sua liminar ela proíbe a Prefeitura de conceder autonomias, mas determina um critério pétreo da Constituição, o da licitação, interpretação legal que discutirei depois. Veja, na íntegra, o teor de sua decisão no Processo 0304289-75.2012.8.19.0001:


"Cuida-se de ação civil pública proposta pela Associação dos Taxistas do Brasil em face do Município do Rio de Janeiro visando, liminarmente, a concessão da tutela para determinar que o requerido se abstenha de praticas os atos ali indicados, com escopo na Lei Municipal 5492. Ouvido o MP, este opinou pela concessão da liminar. Efetivamente, nas demandas anteriores, fundadas em outros diplomas legais, já houve o reconhecimento da ilegalidade da conduta do MRJ, determinando que somente mediante licitação poderia conceder permissões para prestação de serviço público de taxi, bem como autorizar a transferência das já existentes para terceiros. Novamente o MRJ pretende manter a sua conduta já impugnada, o que o faz agora com fundamento na Lei Municipal de 19 de julho de 2012, que de igual forma regulamenta, em arrepio a lei, o procedimento de concessão de permissão em casos tais. Patente, pois, a aparência do bom direito do autor, eis que o novo diploma legal padece de igual inconstitucionalidade, ao dispor concessão da permissão da prestação de serviço independente do devido processo licitatório. Nota-se que o diploma legal impugnado cria a figura jurídica de "cessão do direito de uso de permissão" bem como considerada a permissão em direito transmissível causa mortis, incorrendo em flagrante antijuridicidade, eis que em afronta ao disposto na Lei 8987 e artigo 175 da CRFB. Com efeito,a concessão de permissão de prestação de serviço público é ato precário, de efeitos individuais, e somente pode ser concedido mediante a submissão ao devido procedimento licitatório. O periculum in mora é evidente, considerando o prejuízo para a sociedade em razão da exploração deste serviço público por pessoas estranhas à administração, indiscriminadamente. Ante ao exposto, DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DE TUTELA para determinar que o MRJ se abstenha de : autorizar a cessão de permissões de uso; de autorizar a sua transferência para terceiros, na hipótese do óbito do permissionário;de admitir novos motoristas auxiliares em empresas de locação ou junto aos titulares de permissão; de permitir a transferência de permissões cassadas para terceiros, sem o devido procedimento licitatório. Estipulo a multa por ato praticado em desacordo com a presente decisão em R$ 50.000,00. Cite-se e intime-se. Após, encaminhem-se os presentes autos para o CAF eis que se trata de ação civil pública".  (Os destaques são meus)


Voltarei ao assunto, sobre o qual irei expondo minhas opiniões, sempre com a única preocupação de defender a verdade nua e crua, esclarecendo a todos com a indispensável HONESTIDADE e o conhecimento de causa que meus quase 70 anos de idade (52 como jornalista) acumularam.

161 comentários:

  1. BRAVOOOO!!! O SENHOR E O CARA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informo que fiz algumas pequenas alterações no texto, inclusive destacando frases, para clarear o entendimento de minha análise. De qualquer forma, ainda há muito o que esclarecer a respeito.

      Excluir
    2. Além deste, escrevo também outros blogs. Um é o CORREIO DA PENÍNSULA ..www.correiodapeninsula.com , onde ocorreu um assassinato na noite de quarta-feira. Minha matéria teve mais de 1500 acessos e 80 comentários até agora. Vou ter que escrever de novo a respeito. Peço um tempinho aos meus amigos taxistas.

      Excluir
    3. ai esse e o guerreiro que esta faltando na camara para olhar por nos e isso ai profirio

      Excluir
    4. Sr. Porfirio,

      Agora és a favor de licitação?? Quem te viu, quem te ve.. Deposi o senhor fica choramingando que não conseguiu nem 2 mil votos... O senhor é inteligente, articulado e muito experiente... mas ficar do lado de mega-empresários que serão beneficiados com essa ´´justa´´ licitação já é demais!! Ou o senhor acha que um pobre auxiliar tem como competir em pé de igualdade com MAGNATAS e empresários (sim, o trocadilho foi proposital)

      Att

      Excluir
    5. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

      Excluir
    6. Notícia dada Pelo Jornal A FOLHA DO MOTORISTAS

      O Supremo Tribunal Federaljá se manifestou nos autos do Recurso Extraordinário nº 359.444-3, interposto no curso da Representação por Inconstitucionalidade da Lei nº 3.123/2000. Os ministros Carlos Velloso, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Ellen Gracie e outros votaram no sentido de que a atividade de transporte de táxi nada mais é do que uma “simples autorização, ao invés de permissão, certo que a autorização não exige licitação”. Não há, portanto, qualquer desrespeito ao art. 175 da Constituição Federal que trata de serviços públicos, dentre os quais não se enquadra o serviço de táxi. (segundo parecer do então Procurador Geral da República, Professor Geraldo Brindeiro, in RE 359.44-3 STF).

      Excluir
    7. Notícia dada Pelo Jornal A FOLHA DO MOTORISTAS

      O Supremo Tribunal Federaljá se manifestou nos autos do Recurso Extraordinário nº 359.444-3, interposto no curso da Representação por Inconstitucionalidade da Lei nº 3.123/2000. Os ministros Carlos Velloso, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Ellen Gracie e outros votaram no sentido de que a atividade de transporte de táxi nada mais é do que uma “simples autorização, ao invés de permissão, certo que a autorização não exige licitação”. Não há, portanto, qualquer desrespeito ao art. 175 da Constituição Federal que trata de serviços públicos, dentre os quais não se enquadra o serviço de táxi. (segundo parecer do então Procurador Geral da República, Professor Geraldo Brindeiro, in RE 359.44-3 STF).

      Excluir
    8. Notícia dada Pelo Jornal A FOLHA DO MOTORISTAS

      O Supremo Tribunal Federaljá se manifestou nos autos do Recurso Extraordinário nº 359.444-3, interposto no curso da Representação por Inconstitucionalidade da Lei nº 3.123/2000. Os ministros Carlos Velloso, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Ellen Gracie e outros votaram no sentido de que a atividade de transporte de táxi nada mais é do que uma “simples autorização, ao invés de permissão, certo que a autorização não exige licitação”. Não há, portanto, qualquer desrespeito ao art. 175 da Constituição Federal que trata de serviços públicos, dentre os quais não se enquadra o serviço de táxi. (segundo parecer do então Procurador Geral da República, Professor Geraldo Brindeiro, in RE 359.44-3 STF).

      Excluir
  2. Em um ponto o sr. Tocou no assunto que em varias oportunidades postei lá no blog do André. Do q adianta alimentar o sonho de milhares de auxiliares se nem sabemos quantas permissões estão em atividade. 2º o sr. Secretario; Hoje" circulam 33.000 taxis na cidade do Rio de Janeiro. Com toda sua experiência, Oq acha dessas palavras do sr. Osório?. Ass: Taxilegalrj***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse secretário Osório pegou o bonde andando e está muito mais preocupado em punir os taxistas eventualmente pegos em atos indevidos para mudar o foco da questão e ir esvaziando a questão das autonomias dos auxiliares, que juridicamente é um beco sem saída, como mostrarei em breve. Achei muito estranho que o ex-secretário Sansão, que inventou esse "banco de auxiliares" tenha concordado em ficar na mesma Secretaria numa posição subalterna. Por que esse apego à Secretaria de Transportes? Cada dia vou juntando as peças e entendendo mais certas coisas. Ainda terei muito que decifrar, porque a praça tende a ter uma crise depois do carnaval e os esquemas para os grandes eventos vão pôr mais uma vez os “amarelinhos” para escanteio. Até lá, muitos taxistas pegos em erros serão PUNIDOS EXEMPLARMENTE, jogando de uma vez a opinião pública contra eles e deixando a questão dos auxiliares "para quando houver clima".

      Excluir

  3. Para muitos eu digo:

    Meu amigo, você ainda vai ter que pagar muita diária, infelizmente suas chances são remotas, mas se quiser ficar aqui, seja bem vindo.

    Não cobro taxa de adesão, manutenção, mensalidade por não achar justo cobrar valores em favorecimento próprio, vivo hoje de meu trabalho como jornalista e outras atividades familiares, pois este ano decidi para de trabalhar no táxi para me dedicar única e exclusivamente a causa que defendo.

    Confio no prefeito Eduardo Paes, confio no secretário de transportes Carlos Osório e nos vereadores Jorge Felippe e S. Ferraz pelas demonstrações de respeito e comprometimento demonstrados a mim e ao meu grupo.

    Porfírio, sou uma pessoa que procuro ser transparente e honesta em tudo que faço, estaria sendo agradador em dizer que não me chateei com seu ponto de vista, pois a sua leitura é apenas ao pé da letra e dispensou os fatos práticos que são explicitados constantemente em nossas páginas.

    Vivemos num país da BURROCRACIA, as coisas demoram as vezes um pouco mais do que deveriam com a divulgação da quantidade de permissões, mas uma hora sai, tenho plena convicção de que nossas permissão serão entregues ainda este ano.

    Apressado, come crú, já dizia minha vovó!

    Nada contra sua pessoa e muito pelo contrário, quando me perguntavam sobre o senhor, sempre dei boas referências. Não trabalhei em sua camapanha, como não trabalhei nas campanhas de Ferraz e Felippe. Caso o senhor venha a se candidatar nas próximas eleições para Federal ou Estadual e estiver atuando, com certeza tanto nosso site e nosso impresso estarão com as páginas abertas para dar visibilidade a seu trabalho.

    Só não posso fazer publicidade de um ato em que já foi e não ter nada a dizer do presente.

    Se o senhor for em direção ao secretário, prefeito ou câmara para resolver algum dos problemas atuais, pode me convidar que serei o primeiro a noticiar, somos carentes de representação, e com toda sua experiência o senhor poderia estar ajudando cobrando melhorias para nossa classe, fazendo chegar nossa voz até as autoridades.

    Nem sempre se precisa de um mandato para buscar benefícios, basta ter força de vontade.



    É sabido que não há o menor interesse de se fazer licitação nos táxis e que existe um decisão no STF que fala sobre a desnecessidade de licitação, aliás o movimento diárias nunca mais é que levou esta questão ao supremo.



    Em 2.000 não tinha que ter licitação e agora em 2012 tem que ter? Alguma coisa de controvérsio está nesta afirmação.



    Como pode alguém ser CONTRA A LICITAÇÃO para ganhar a sua e na hora dos outros ganharem ele é A FAVOR ?

    Que deus te abençoe e um forte abraço.

    André do Taxinforme



    Link da postagem no blog de Pedro Porfírio:http://www.correiodotaxista.com/2013/01/decisao-da-juiza-nao-proibe-concessao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leandro queiroz permissionário19 de fevereiro de 2013 15:57

      concordo plenamente .SOU PERMISSIONÁRIO .

      Excluir
    2. Concordo, com André !

      Excluir
    3. Grande Andre!! sempre com razão!!

      Excluir
    4. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

      Excluir
    5. Valeu André, há por trás dos interesses dos autores da liminar algo que a justiça tem que descobrir. Por quê após se darem bem em 2000, agora querem exatamente o contrário ? ACORDA JUDICIÁRIO ! ACORDA SMTR ! ACORDA OTÁRIOS ( + OU - 80 ) QUE ESTÃO APOIANDO A ABRATAXI.

      Excluir
    6. Cala a boca Andre!!! tu vomita pela boca e defende os politicos que estão nos ferrando!!!!! vai te ferrar!!!!!

      Excluir

  4. Seria cômico se não fosse trágico!

    Sempre deixo espaço para este homem que em minha visão é um ícone na história do táxi carioca, por ser autor da LEI 3.123/00 que permitiu milhares de taxistas auxiliares se transformarem em permissionários.

    Infelizmente o taxista é muito ingrato e nas últimas eleições ele pode sentir isto muito bem na pele, as pessoas parecem não valorizar o seu feito, e o traem votando em outros candidatos.

    O problema é que em seu texto ele trata a liberação das permissões cassadas como um engodo, uma jogada política dos vereadores S. Ferraz e Jorge Felippe, mas se esquece que neste meio existe a minha pessoa.

    Sr. pedro Porfírio, passei por dois movimentos recentemente e não consegui me convecer de que alcançariam nosso objetivo que é o de liberar as permissões aos auxiliares, por isto decidi empreender de maneira solo, encontrando na Câmara dos vereadores o apoio do Vereador S. Ferraz, aportei que nossa proposição iria passar num momento em que muito duvidaram de mim.

    Única coisa que me mantia com fé nesta luta, sempre foi o meu lema: EU SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR MINHA AUTONOMIA! e assim segui e encontrei o Jorge Felippe, que paara mim era um ' bicho papão" pintado por outras pessoas, o que descobrí não ser nenhum monstro.

    Me juntei aos permissionários e aos dnm, e assim surgiu o texto de autoria do Vereador Jorge Felippe e outros 34 vereadores, a Lei 5.492/12.

    Quanto a regulamentação do prefeito através do decreto 36.112/12, o senhor está correto em cobrar o prazo que venceu dia 30 de setembro para publicação da lista final porque vale o que está escrito, mas o senhor não sabe o porque a publicação não aconteceu.

    Ao ver a lista do dia 23 de agosto de 2012, percebí que a maneira em que a lei foi interpretada, não atenderia aos nossos interesses, não foi um erro de redação e sim a maneira que o municipio interpretou, nossa finalidade era a de dizer que a pessoa deve estar trabalhando apra se habilitar ao direito, por isto EU, ANDRÉ fui até o presidente da Câmara e ao prefeito e pedi que não fossem publicada a lista até que fizessemos a correção, e isto mais uma vez aconteceu.

    Agora o projeto de lei foi aprovado, tramitou do dia 25 de setembro de 2012 até o dia 18 de dezembro de 2012, um breve espaço de tempo, depois veio o Natal e o Ano novo, então ainda está dentro de um prazo cabível para as coisas acontecerem.

    Não sou criança, sou um homem digno e não estou mentido para ninguém, encaro atrás de um microfone toda semana, dezenas e até centenas de homens e mulherer que tem um sonho: Ganhar a sua permissão, o mesmo sonho que o meu.

    No grupo que me acompanha, eu lido com pessoas que chegam lá dizendo que já pagaram mais de R$ 7.000,00 a uma associação e R$ 3.000,00 a outra e perderam as esperanças em lutar por algo, desiludidas e desamparadas.

    ResponderExcluir
  5. Caro Pedro Porfírio, publiquei estes dois comentários em forma de post no site TAXINFORME.COM.BR e repliquei aqui para que o amigo tenha fácil acesso as minhas indagações.

    Continuo respeitando seu ponto de vista, mas a partir do momento em que pessoas me ligam para perguntar sobre, então decidi me expressar aqui publicamente mesmo não tendo citado meu nome.

    Um forte abraço

    André d o taxinforme

    ResponderExcluir
  6. André.
    Continuo tendo por você o maior respeito, um carinho quase paternal, e acredito, como já disse outra vez, que você está agindo de peito aberto, na mais cristalina boa fé. Você é, antes de tudo, um auxiliar que está puxando uma luta legítima, que lhe diz respeito. É um líder vocacionado e uma das boas coisas que surgiu na classe dos taxistas.
    Não me refiro a você, mas às RAPOSAS que estão jogando com seu entusiasmo e sua garra. E venderam ilusões aos auxiliares, porque são competentes na arte de jogar com as carências dos trabalhadores. Quem quiser saber sobre o movimento dos taxistas em geral, tem de ler o seu TAXINFORME, porque você corre atrás.
    No entanto, por hoje, vou esclarecer um único ponto suscitado por você.
    Você pergunta por que precisa de licitação agora e não precisou em 2000.
    A resposta é simples e juridicamente insofismável: NA LEI 3123 TODOS OS AUXILIARES FORAM BENEFICIADOS, NINGUÉM FICOU DE FORA. Portanto, não havia o que licitar.
    A Lei era doutrinária - extinguia o regime escravo das diárias e acabou beneficiando quem não tinha nada com a luta, como parentes de antigos permissionários, exatamente porque a ela era RIGOROSAMENTE IMPESSOAL no formato imposto pela Constituição Federal. Era para todos, repito, e não apenas para alguns.
    A Lei foi objeto de dois julgamentos emblemáticos - no TJ-RJ, em 2002 e no STF, em 2004. Isso sem falar nas ações que as empresas e o próprio sindicato dos taxistas impetraram, conseguindo liminares, graças a advogados influentes, como Wellington Moreira Pimentel, ex-presidente do TJ-RJ.
    O norte das decisões foi o voto do desembargador Gama Malcher, relator no órgão Especial, apoiado no parecer do Ministério Público. Procure conhecer seu teor. É uma obra DEFINITIVA e irretorquível. Ali, ganhamos por 17 a 4.
    No STF, o relator, ministro Carlos Veloso, foi pela inconstitucionalidade da minha Lei. Graças a uma brilhante e antológica defesa do procurador da Câmara, professor Sérgio Ferrari, o ministro Marco Aurélio Mello deu o primeiro voto divergente. Seguiram-se outros 9 votos segundo a mesma hermenêutica e o resultado foi uma histórica vitória por 10 a 1. (SEGUE)

    ResponderExcluir
  7. (CONTINUANDO)

    Tudo isso irei tratando por etapas nas minhas matérias. Porque é o que posso fazer, com toda lisura, mesmo depois da votação amarga que tive na última eleição. E que não pode me levar à omissão covarde.
    Esclareço a você e a seus milhares de leitores que não tenho vínculo com grupo nenhum. Como você viu, fiz minha campanha sozinho, Os grupos a que você se refere tiveram outros candidatos.
    Em 2000, como eu discordava da cobrança de dinheiro principalmente dos desembarcados, em 2000 dispensei o apoio da liderança do DNM em pleno mês de junho. Depois dessa atitude "suicida", recebi propostas milionárias de certos interessados para fazer de conta que estava tramitando a Lei, que, aliás, só foi votada em 17 de novembro, depois que eu já estava reeleito, sem o apoio das lideranças do DNM.
    Eles foram votar no vereador Argemiro Pimentel e eu quase não entrei - 24 votos garantiram a quarta vaga do PDT. Fui eleito com pouco mais de 10 mil votos, 5 mil a menos do que em 2004, quando fiquei como primeiro suplente.
    Tenho uma biografia que está em meu livro CONFISSÕES DE UM INCONFORMISTA. Minha luta é muita antiga e me custou um ano e meio de cadeia na ditadura, com 16 dias de tortura que quase me causaram a morte.
    Quando conquistamos o regime de direito, pude obter a indenização pelo que passei e hoje tenho uma aposentadoria decente, que me garante toda a liberdade do mundo para ser o que sempre foi meu propósito desde quando fui líder estudantil secundarista: um patriota, socialista e apaixonado pela Justiça.
    Ainda poderemos ter posições diferentes, mas eu acho que você não tem nada com as raposas que têm práticas deletérias na Câmara, algumas das quais ainda terei de relatar (Pergunta ao Ferraz porque ele como relator ficou ao lada da Adriana Iório na CPI que fiz sobre a máfia do Sindicato dos Taxistas, responsável inclusive por um atentado a um taxista oponente).
    Creio que você não tem muita escolha. Precisa fortalecer o seu blog para ficar mais independente. Fiquei feliz quando vi alguns anúncios. Também estou sendo procurado para profissionalizar meu blog.
    O mercado é favorável. Você sabe conquistá-lo. Fez eventos de sucesso e sabe que existem publicações, como TÁXI LIVRE, que tem uma enxurrada de anúncios. Aliás, só tem anúncios.
    Como sou jornalista há 52 anos, com experiência em todas as mídias, coloco-me à sua disposição tecnicamente: os taxistas precisam de uma imprensa séria e atuante. Porque estão sendo tratados como escória inclusive pelas autoridades municipais, pelo prefeito em quem votei e por esse secretário que só sabe reprimir os taxistas, esquecendo que TEMOS UMA DAS TARIFAS MAIS BAIXAS DO PAÍS.
    Este espaço será sempre seu e de todos, sem censura prévia.
    Faça o que você acredita com convicção. Acerte por sua cabeça e erre por seus erros.
    É assim que forjamos uma personalidade firme e consistente.
    Com o meu abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como um dia após o outro, né Sr Porfírio!
      O sr sabe que táxi é um simples serviço autorizatário!!!
      Agora vem dá uma de Santo ao contrário!!!

      Vc é um fracassado!!!

      Excluir
  8. Como uma pessoa que diz que parou de "rodar" quer ganhar uma autonomia?
    Pra vender ou colocar um auxiliar e repetir os mesmos erros das DNM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO NALDAO!ELE E JORNALISTA!KKKKK

      Excluir
    2. NÃO ACREDITO EM NADA QUE ESSE CARA FALA , EU CONHEÇO ELE DE OUTROS CARNAVAIS , ELE SÓ ESTA SE APROVEITANDO DA FALTA DE UNIÃO DOS TAXISTAS PARA SE PROMOVER , EM BREVE A MASCARA DELE VAI CAIR

      Excluir
  9. Prezado Pedro Porfírio,
    Antes de tudo quero agradecer ao sr pela minha permissão, pois se não fosse a sua lei não sei o que seria da minha vida agora. O sr acha que minha permissão está em perigo com essas brigas na justiça que a ABRATAXI promove? Abraços e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto.
      Sua permissão e as dos demais da Lei 3123, a meu ver são as mais legítimas, por que são as únicas conferidas segundo critérios de uma LEI. Só desejo que você e os demais as entendam como uma ferramenta de trabalho e não como uma muamba para ser vendida no "nercado negro". Boa sorte e bom proveito de sua conquista.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção! Eu sei da importancia dela e não me desfaço nunca.

      Excluir
  10. Sou taxista desde 1996. Nunca vi um líder dessa natureza, com tanta independência e verdade. Ao senhor PEDRO PORFÍRIO os meus sinceros agradecimento e perene consideração, porque o meu voto e da minha família é seu, eu faço e farei a articulação política em seu favor.

    Aceite a minha honra, porque você merece.
    Honrar é dar o devido valor a coisa preciosa.

    Um ano inteiro de felicidade.

    ASS: legionpatrianostra@ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Transporte INDIVIDUAL de passageiros é serviço público? É dever do Estado oferecer a sociedade o transporte INDIVIDUAL de passageiros? Em nosso entendimento SOMENTE é serviço público no segmento de transporte o COLETIVO. Há uma INDEVIDA legitimidade do poder executivo municipal em todas cidade do Brasil de permitirem ou autorizarem uma pessoa física de exercer a profissão de taxista. A profissão de taxista é PRIVADA. Há um conflito de competência do poder executivo permitir ou autorizar pessoas físicas exercerem a profissão de taxista. Todo o sistema está preso na época que do totalitarismo, da Ditadura, estamos na Democracia e a profissão de taxista precisa ser democratizada, precisa de ser formada em instituições autorizadas pelo MEC, que aqueles que desejarem exercer se formem na obtenção de conhecimentos intelectuais e técnicos da profissão de taxista, no final da formação seja habilitado pelo Conselho dos Taxistas do Brasil, e cada um formado compre o seu carro e transforme-o em taxi. Esse é parte dos nossos projetos para essa profissão. Somos a Ordem dos Taxistas do Brasil, uma subdivisão do Movimento Internacional Taxistas Livres. Profissão não se compra, não se aluga, não se vende e não é hereditário, ela é formada! Nosso lema: "A ética por princípio, a educação por base e o profissionalismo por fim." "Os taxistas jamais serão aqueles do passado e estamos preparando os do futuro." Ordem dos Taxistas do Brasi - Só há progresso com a Educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse discurso tem ym fundo no positivismo, o amor como principio, a ordem como meio e o progresso como fim, ordem e progresso.

      Excluir
    2. essas palavras parece do Paulo maluco..rsrs Fazer doutorado para se dirigir carro...

      Excluir
    3. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

      Excluir
  12. Boa intenção,mas no Brasil não passa de uma utopia.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus; E abrataxi, taxinforme,Pedro porfirio, sindicato,cooperativas,empresas,e agora OTB, Alō PREFEITURAAA organiza essa P... e acaba De vez com a entrada De auxiliar!

    ResponderExcluir
  14. eu adoro ver um diária nunca mais se fudendo,são um bando de babacas e não nasceram pra serem permissionários e sim auxiliar,pedrão esses d n n são quase todos um fdp,cola com os auxiliares novos que entraram de 2000 pra cá e vc verá a diferença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou DNM,babaca, e muito menos FDP, que Deus a tenha,VC e o retrato do desequilíbrio que a maioria aparenta ter,somos funcionários da mesma firma, Temos que remar p'ro mesmo lado,eles e que são os políticos, nos somos a mão de obra barata e sem valor, nôs exploram do jeito que acham, sem contrato, sem vinculo emoregaticio nenhum, a qualquer hora trocam de mão de obra, kD nossas garantias?, Pago diária dês de 2003, agora me responda; ta uma Z... Ou não ta?, e quem fica de bucha no meio da história? Nós auxiliares. Se parar de entrar auxiliar, um dia tds serão permissionarios,saindo as "cassadas" agora com essa lei todos vão querer cadastrar familiares pq sabem q um dia vão ganhar e quem não tem parente permissionario vai se F...!

      Excluir
    2. Aonde vc pensa q vai com esse ódio? Só vai atrais negatividade p vc. Isso é inveja? Dá pena!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Gostaria de registrar aqui que sou permissionário já antigo, e queria dizer a esse infeliz cidadão que diz adorar ver os colegas DNM se "F". Que se lembre que também é taxista, e que saiba sempre que ter uma autonomia antiga não nos faz melhor que os novos colegas, todos temos direito de trabalhar e levar pra casa o sustento digno. São uns babacas como você que deveriam ser excluídos do ramo de transporte. Aliás quem não é humano não serve pra viver com os demais. Somos lutadores da mesma causa, não temos de brigar e sim nos unir por melhorias e nossos direitos muitas vezes não respeitados. Sucesso a todos.

      Excluir
  15. porfirio queria entender , em que estudo foi feito para que toda a apermissão no brasil, tenha dois auxiliares, já que o dia tem 24 hs, um permissionario, dois auxiliares, então cada um rodaria 8 hs por dia, e todos nós sabemos que isso, não acontece, toda autonomia que contem 2 auxiliares um é parante que não trabalha tem um emprego no serviço público e o permissionário tbm e com isso quem sofre e esse único auxiliar que e tratado igual escravo, por favor me responda essa peregunta, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara: dificilmente vc vai obter sucesso em conseguir respostas aqui no blog do P.porfirio, já fiz dezenas de perguntas, ele não responde a não ser o André. Depois fica chorando e reclamando que não foi reeleito, ele como jornalista e com toda experiência que tem podia estar ao lado do André brigando por nos, mas infelizmente as eleições terminaram

      Excluir
    2. Amigos. Pode ser que não responder seja uma deficiência minha. No entanto, tenho evitado dar respostas para evitar constranger os que postam seus comentários. Nem todas as "perguntas" ssão civilizadas como a do "anônimo de 6 de janeiro". Vou me organizar para estar mais ligado nos questionmanentos. Sugiro, porém, que as pessoas pomham seu nome no pé dos comentários. Ou suplesmente preencham esse nome, abrindo "UR-Nome". Peço desculpas aos que ficam impacientes comigo. Tenho outros blogs e me dedico muito a escrever. Porqwue só efetivamente JORNALISTA há 52 anos. E isso ninguem vai me tirar.

      Excluir
    3. sr porfirio estou me apresentando agora com meu nome, espero a resposta da pergunta que lhe fiz acima.aguardo

      Excluir
    4. Rodrigo
      Estou aprofundando minhas pesquisas para comentar entre outros essa questão que você levantou. Por favor, me dê um tempo, pois tenho muito o que esclarecer o que pretendo fazer com o máximo de tranquilidade de lisura.

      Excluir
  16. Se não é permissionário,e só virou jornalista agora, como é que se faz essa mágica de ficar um ano sem trabalhar, passa essa receita para os companheiros ANDRÉ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude, estude e seja empreendedor. Eu estudo e trabalho muito, não enstou um ano sem trabalhar e sim exercendo outra atividade.Anotou ?

      Excluir
    2. TODOS QUE SÃO CONTRA A ABRATAXI, POLITICOS , DESPACHANTES, DONOS DELOJA DE TAXIMETRO, BANCAO O JORNAL, AS REUNIOESE ETC... OU ENTÃO..... ...... .......

      Excluir
    3. Seus babacas, ficam de blá blá blá e ninguém resolve nada!!!! Quero trabalhar!!!

      Excluir
  17. olha acompanho todo que fala de taxi .a unica coisa real e que como tem aproveitadores eles aparecem cria reunioes se passa de santo critica us aus outros mais e tudo farinha do mesmo saco so querem beneficios proprios sao pau mandado tem rabo preso . enquanto o auxiliar merece isso pois a maioria quer ganhar para dar golpe na prefeitura o cara nao quer trabalhar ele so quer se dar bem botar outro para ficar em casa pergunta se o cara quer carteira assinada

    ResponderExcluir
  18. Sr pedro, fico feliz em ver que ainda exitem pessoas como o sr e o Andre, que lutam a causa de muitos que nao movem uma palha, e so ficam reclamando, se quer sabem se expressar, sao egoistas e estao queimando nossa classe, que sao pessoas que rodam 12h ou mais,somos nos auxiliares que servimos os cariocas com simpatia e respeito, pois dependemos deles.Tenho 7 anos de praça,e tenho muitas vezes vontade de abandonar a profissao, por causa de pessoas que usam o taxi como fonte de investimento,outro dia um jogador de futebol me perguntou se conhecia alguma autonomia a venda, e nos, os verdadeiros trabalhadores somos perseguidos pela prefeitura dia a dia, e esta que de sua parte nunca nos deu nenhum tipo de treinamento ou suporte, tudo que temos nao passam de propaganda, a muito perdi a fe na politica, mas em voces vejo um fio de esperança

    ResponderExcluir
  19. acho quem tem o poder de informaçao e claro que e o jornalista isto e fato isso nimquem tira agora competencia e outro departamento o um jornalista tem o poder real de passar verdadeiras informaçoes o resto e informaçoes de esquinas ou infundadas eo pior de tudo que eles acredita hoje o representante da categoria ainda e o sindicato e ele que e comunicado sobre tarifa ou mesmo vistoria e ele que representa o taxistas da cidade do rio de janeiro o resto e resto todas informaçoes sao levianas e tudo tem seu lado por objetivos proprios nimquem trabalha de graça alquem banca .

    ResponderExcluir
  20. como a maioria dos taxista auxiliares tambem pensa num taxi como investimento veja bem muitos que falava na epoca que era explorados au ganhar a primeira coisa que fiseram foi por um ou 2 auxiliares .agora ja tem auxiliares ja vendendo quando sair a deles ou alugar as mesmas nao e so jogador que pensa em investimento tem muito auxiliar que numca trabalhou pagando diaria comprou um carro e tem a anos o aluquel que nao e diaria este se dis auxiliar mais no fundo e locatario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a sua colocação! Se ganhamos uma autonomia é pra que possamos trabalhar com liberdade e não pra virar explorador. \\\que seja possível até registrar auxiliar, mas diante de um caso especial, como doença que o impossibilite de trabalhar.

      Excluir
    2. Também concordo.
      Não sou contra colocar auxiliares, mas sou contra o permissionario não trabalhar e só receber a diária.

      Aqui no Rio de Janeiro deveria ter o mesmo taximetro que estão implantando em Belo Horizonte, com biometria (identificação pela impressão digital), e que é acionado a cada início e fim de corrida.

      Assim, poderiam obrigar o permissionário a trabalhar pelo menos 50% do tempo que o taxi está rodando. Os outros 50% seria o auxiliar.

      O problema é que esse assunto incomoda a maioria, porque até muitos auxiliares não quer que isso morra para poder um dia explorar tal como foi explorado.

      Taxi é para TAXISTAS!!!

      Excluir
  21. Eu realmente gostaria de saber o que a Abrataxi quer com essa história toda. Já procurei na internet algum site, blog ou qualquer outro tipo de mídia para me informar sobre eles e simplesmente não há nada, ou está em construção ou mudança. Vejam bem, não estou defendendo ou acusando ninguém, mas eu adoraria ler ou ouvir do próprio Ivan Fernandes sobre o que ele pensa, o que ele acha, o que ele está fazendo pela categoria dos taxistas (auxiliares ou permissionários). Porque para ele está muito cômodo ficar calado e ver o circo pegar fogo; enquanto todos discutem, brigam e se xingam e tudo o mais, ele apenas assiste o espetáculo!
    Também sou auxiliar desde jan/2003, pago diária, prestação de casa própria, tenho três filhos (um adolescente de 12 anos e gêmeos de 2 anos), despesas de montão, como a grande maioria dos meus colegas taxistas. Já mudei de carro várias vezes, sempre procurando uma condição melhor e também estou (como todos estão) aguardando uma dessas tão sonhadas autonomias. Só que convenhamos, essa briga toda por parte de todos (políticos, taxistas, jornalistas, etc, etc, etc) só está nos atrapalhando.

    ResponderExcluir
  22. E em relação ao monte de taxista que hoje estão impedidos de confeccionar seus cartões e portanto impedidos de trabalhar por conta desta liminar? será que é justa essa decisão dessa juíza? Que seja realizada licitação, mas que as empresas estejam de fora!! empresas não trabalham, exploram, escravizam os auxiliares. O que o Sr pode fazer pra que possamos voltar a trabalhar, já que a SMTr não está emitindo CIAT nem pra auxiliares antigos e que já deram entrada no processo antes da liminar entrar em vigor?

    ResponderExcluir
  23. como auxiliar a 10 anos quem me abriu as portas para hoje me tornar permissionario foi as empresas e numca me senti escravo ou mesmo explorarado trabalhei muito e ganhei o suficiente para ter um carro e uma casa numca perdi tempo em reunioes de picaretagem agora vejo que uma associaçao de auxiliares deu entrada numa liminar que proibe outros auxiliares de ter seu cartao para trabalhar nao da para entender quem prejudica mais o auxiliar as empresas que dao emprego ou a associaçao que tirao emprego?

    ResponderExcluir
  24. Esotu em uma situação bastante difícil, pois após receber ofício que me dá condições de tranferir autonomia para meu nome , fui ao ipem e foi feito um novo cartão com meus dados. Logo entaõ fui a smtr e dei entrada na transferência, contudo logo após recebi a informação sobre essa liminar da abrataxi. estou com meu carro lacrado por conta de ter feito o ipem e não consegui meu cartão como permissionário. O que devo fazer. Grato.

    ResponderExcluir
  25. Estou comecando a me desesperar pos estou na mesma cituação que outros e procurando uma solução, tenho um taxi lacrado pelo IPEM esperando finalizar o processo de transferencia e tirar o cartão de auxiliar e não consigo faze-lo, as contas de casa não esperam, é muito comodo fazer politica com o dos outros, alguem pode me dar alguma dica

    ResponderExcluir
  26. sr. porfirio, o senhor que é um especialista nesta pasta(permissão) tenta explicar para essa turma de pessoas, nessecitadas de suas permissoes, a crueldade dos políticos(jorge felipe, s. ferraz e os outros) envolvidos nesta questão da liberação que não passa de enganação. pergunto ao senhor. estamos ou não sendo enganados e a licitação? o que tem a dizer?

    ResponderExcluir
  27. senhor porfirio, quem está prejudicando os auxiliares? prefeitura,empresas de taxis,permissionários empresarios de taxis, abrataxi ou.......???????? acreditarei na sua palavra, estou cansado de ouvir um monte de bla,bla,bla..........!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. SMTR, VOLTARÁ AOS TRABALHOS EM MENOS DE UMA SEMANA, PODE PROCURAR O SMTR E CONFIRMAR.

    SERÁ PUBLICADO EM DIARIO OFICIAL O PEDIDO DE DESCULPAS A TODOS OS TAXISTA PREJUDICADOS, E SERÁ PEDIDO PARA QUE TODOS LEVEM SEUS DOCUMENTOS E CONTA DE CASA , PORQUE A PREFEITURA ARCRÁ COM TODOS OS PREJUIZOS CAUSADOS PELOS TRANSTORNOS DA SMTR. CADA UM RECEBERÁ UM CHEQUE NOMINAL PARA SAQUE URGENTE....

    ATÉ QUE ENFIM ALGUEM HONRARÁ AS CALÇAS QUE VESTE. ATÉ QUE ENFIM ALGUEM ASSUME SEUS ERROS.

    AGRADEÇO DE JOELHOS A PREFEITURA , SECRETARIOS E TODOS OS POLITICOS ENVOLVIDOS NESTE EMBRÓLIO...

    UM GRANDE ABRAÇO EM NOME DE TODA A CATEGORIA
    ASS.: EU, EU, EU, E TODOS OS EUs D JANEIRO

    PARABENS PREFEITO, A SEUS..........ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  29. LEIAM O QUE UM DOS DIRETORES DO MOVIMENTO DO ANDRE, PUBLICOU NO TAXINFORME.....! O CAREQUINHA DIZ ASSIM, TÁ FERRADO????

    VÁ PROCURAR A DEFENSORIA PUBLICA, LA E CASA DE CARIDADE, AQUI NÃO... OU VA SE FERRAR PRA LA´´´´´´´´!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANDRE MANDA DIRETOR FINANCEIRO RETIRAR TODAS AS POSTAGENS DE SEU BLOG REFERENTE A CACA QUE FEZ DE PUBLICAR, MANDANDO OS ASSOCIADOS DUROS, PROCURAR A DEFENSORIA PUBLICA LA E QUE É CASA DE CARIDADE, DEU-LHE UMA MULTA NO SALARIO DE RS2.000,00 E AVISOU QUE PROXIMO VASCILO SERA DEMITIDO...


      QUANTO AS OFENSAS AO SENHOR PORFIRIO, TAMBEM MANDOU RETIRAR , ELE VIU QE O BICHO VAI PEGAR... COMO QUE POSSO FICAR NSE MOVIMENTO SE ESTOU DESEMBARCADO E DIZEM QUE NÃO COBRAM NADA , É TUDO DE GRAÇA, DEPOIS ME MANDAR CATAR LATINHA....

      Excluir
    2. Anônimo31 de janeiro de 2013 16:06


      Quem disse em alto e bom som que não se importava

      com os auxiliares e as viúvas foi quem?

      Excluir
  30. puta que pariu.....quanta sacanagens...quanta usurpações .....quantas enganações ....quantos aproveitadores e quantos 171....todo mundo quer se dar bem....os que dão a chance a alguém de trabalhar como auxiliar...são taxados de escravisadores....e realemente tem escravizadores....e também realmente tem um monte de auxiliar que não vale porra nenhuma....só esmerilha o carro e deixa o dono na pior....tem os escravisadores que por esta razão escalpelam os auxiliares...pagando os "bons" pelos "maus"....é tá uma merda esta PORRA DE SER TAXISTA...SEJA GOLPISTA. AUXILIAR..PIRATA ...PERMISSSIONARIO OU NÃO....POIS JÁ VAI LONGE ..MUITO LONGE NO TEMPO...ONDE NOS INTERESSES DE TAXISTA ...SÓ TINHA TAXISTA...QUANDO OS POLÍTICOS...E OS CANDITADOS ..MESMO ORIUNDOS DA CLASSE COMEÇARAM A QUERER SER ...ESTA PORRA DE PROFISSÃO DE POLÍTICO ....AÍ O CALDO ENTORNOU...O NOSSO SINDICATO VIROU A CASA DA MÃE JOANA...E OS EGOISTAS...FORMARAM AS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS ...CRIARAM-SE AS MÁFIAS DO FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO...MARCARAM TERRITÓRIOS ....SE TORNARAM EGOISTAS ATÉ DIZER CHEGA...VENCEU A FILOSOFIA E A ILUSÃO DA DESAGREGAÇÃO....E EU SÓ ME DESILUDO ...E GOSTARIA...QUE TODOS SEJEM ..POLITICOS..PREFEITURA..SECRETARIAS DE TRANSPORTES ..ETCE.ETC ...COOOPERATIVADOS ...ASSOCIADOS E SEJAM ATE PERMISSIONARIOS...QUERO QUE TODOS OS DO BLOCO DO "FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO...QUE TODOS VÃO PRO RAIOS QQUE OS PARTAM,,,TODOS PARA PQP !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

      Excluir
  31. Gostaria de comfirmar a informação de que a prefeitura autorizou neste carnaval a entrada de taxis de outros municipios a rodarem por aqui,não posso acreditar nisso,ja que quando se fala em liberação de autonomias se fala logo em exesso de taxis plano diretor e tudo mais ,gostaria de uma comfirmação sobre este fato..quem sabe confirmar isso.eu me lascando de trabalhar ao inves de estar com minha familia ainda pagando diaria e neguinho abrindo as pernas pra alemão de fora pegar nossos passageiros,QUERO MINHA AUTONOMIA,SIM!@!!!!DEZ ANOS enchendo a burra de dinheiro de quem só entra com dindin..investindo na desgraça alheia a essa hora ta bebendo e comendo em sua casa de praia e eu aqui me f!@#$endo no carnaval....

    ResponderExcluir
  32. TRANSPORTE PÚBLICO É DIREITO DO ESTADO, ELE DEVE ESCOLHER SEUS PARCEIROS. A COOPERATIVA DEVE SER DO ESTADO E O MESMO CONTRATAR OS PROFISSIONAIS DO VOLANTE. REGATTIERI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

      Excluir
  33. Boa tarde, comecei como taxista em 2002, tenho 53anos, faco em marco 54.
    Sera que terei direito a uma autonomia, pois estou cancado de pagar diaria.
    Agradeco pela atensao. amilitontx@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

      Excluir
  34. se permanecer a liminar da abrataxi vc nao vai ganhar absolutamente nada provavel que sua autonomia va para empresas e vc continue pagando diaria ate morrer !!!
    va ate a rua ana neri 1540 clube garnier no rocha todas as quintas 13hs , la vc tera mais informaçoes um abraço !!

    ResponderExcluir
  35. eu creio no Deus do apostolo valdemiro santiago que nos vamos ganha nosa atonomias em nome de jesus e que todos se apeguem com esse deus ele esta ha sima de todas as coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deus é de todos não é propriedade do apostolo não ele só quer seu dinheiro seu

      Excluir
  36. senhor jorge, o senhor acha que ja tem rat, pode conseguir fazer cartao para ingressar em outro carro, estou em desespero..obrigado..

    ResponderExcluir
  37. UMA DÚVIDA AQUI ...UM POLICIAL ,, UM FEDERAL OU MILITAR PODE SER UM TAXISTA , OU SEJA , PODE TER UMA CONCESSÃO DE ALVARÁ PARA SER TAXISTA ? OBRIGADO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

      Excluir
  38. todos brigam e eu fico desempregado sem poder me registra com uma família para sustentar.

    ResponderExcluir
  39. caro amigos e irritante ver essa briga sem sentido,confio no andre e tambem confio no porfirio.sou um auxiliar q tenho dois anos de praça e sei muito bem de como esses dnm.agem com nos auxiliares.pois fui prancheteiro do ponto e vi muitos auxiliares serem humilhados por certos permissionarios esquecendo q eles tambem um dia foram um.mas eu nao estou aqui para falar disso ,e sim para diser q tenho maior prazer de ser taxista e amo esa profissao por isso.venho pedir taxista amem as velhinhos os deficientes as corridinhas chamadas caroços.pois so um ex camelo faxineiro,prancheteiro,sabe oq e ganhar um salarinho entao auxiliar,permissionario,autorisado ,empresa,seja la oque vc for tratem seus passageiros com respeito.boa tarde.

    ResponderExcluir
  40. Olá Amigo, gostaria de informar se por o acaso quiser publicar seus artigos em nosso site, sinditaxi.com.br, basta criar uma conta e enviar seus artigos, nosso site tem noticias sobre taxi, taxistas de todo Brasil

    ResponderExcluir
  41. Srs.

    Bom dia gostaria de tirar uma duvida com toda esta briga que esta sendo travada, nunca fui taxista e trabalhei 24 anos no ramo seguros mais propriamente em seguradora, fui desligado em janeiro de 2013 e estou querendo com o FGTS comprar uma autonomia e o carro para trabalhar e dar continuidade ao sustento de minha família, a minha duvida hoje é esta liminar proíbe por hora a venda ou é para sempre? pois tenho medo de investir R$160,000,00 e a prefeitura não autorizar a transferencia da autonomia para meu nome digo depois que a liminar cair

    ResponderExcluir

  42. Em novembro de 2012 comprei um automóvel Doblo com a finalidade de trabalhainvestimento).
    No dia no dia 28/11/2012 dei entrada no SMTR a fim de obter ofício que me libera para exercer a atividade. Entretanto, até r com transporte de deficientes físicos e de idosos, para tanto, fiz diversas adaptações como: instalação de plataforma e demais transformações exigidas (um alto hoje, dia 15/03/2013 este documento não foi "liberado".
    Outras pessoas, assim como eu, estão tendo dificuldade em manter e honrar seus compromissos, em virtude de tão longo e vergonhoso período de espera, alguns já estão perto até mesmo de perder seus veículos por não terem como pagar seus financiamentos. Poderia ter escolhido ser bandido, ser politico, ate mesmo ser pres do Brasil, mas escolhi ser trabalhador e quebrei a cara!!!

    ResponderExcluir
  43. Visite www.facebook.com/OrdemdosTaxistasdoBrasil

    ResponderExcluir
  44. Sr Pedro Porfirio, fui eleitor do senhor na ultima eleição, conversamos um pouco la no autodromo e confirmei meu voto a vossa pessoa.
    Sou auxiliar e meu permissionário pediu para eu entregar o carro agora em março , o que já fiz,estou desesperado, entrei em 2003 na praça e acreditei que conseguiria agora minha autonomia, e nem mesmo trabalhar em outro carro consigo , pois os serviços da SMTR estão parados.
    Não me instruí sobre a ação da ABRATAXI nem sobre o que quer a TAXINFORME, minha opinião pode até ser mal vista ,porém a darei.
    Sou contra a hereditariedade de autonomia, se o permissionário paga o INSS a sua companheira terá direito a pensão em caso de falecimento , acidente com invalidez, doença e tantos outros artigos da previdência, esta forma também sou contra a transferência de titularidade, aos que tem auxiliares só lhe devia ser colocado um único auxiliar, a concessão foi dada para se trabalhar não para virar patrão, e mais deveria ser apresentado a sociedade o critério usado para que se surgissem tantas empresas de táxi, quantas lincenças elas têm nas mãos ?
    Sr. Pedro por favor , dê sua opinião ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jotaley,

      Na realidade, tudo o que você descreveu, ficou claro que você é a favor da ação da Abrataxi. COMO PODE VOCÊ DIZER QUE ESTÁ DESESPERADO / DESEMPREGADO / DESEMBARCADO, SE VOCÊ É A FAVOR DO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSA CATEGORIA. TE DOU UM CONSELHO........ACORDA E SE JUNTE AOS QUE QUEREM A DERRUBADA DA LIMINAR E DO VETO, SENÃO VOCÊ TEM QUE PROCURAR OUTRA PROFISSÃO, POIS NUNCA MAIS TERÁ SEU CARTÃO.

      Excluir
    2. Não sou a favor da abratáxi, vc entendeu mal, sou a favor de uma organização aonde não mais existiria o patrão do auxiliar, taxi ´
      é negócio pra gente que trabalha e não para um monte de "bonzinho" que acha que esta nos dando emprego, por isso sou a favor de apenas um auxiliar, proprietário tem que vir pra rua rodar e saber como é dificil chegar ao valor da diaria, que o carro quebra toda hora e a culpa não é nossa, que tem multa toda hora, e eu pago as minhas, pois não dá pra andar com extress nesta cidade e não ser multado, não quero depois de minha morte meu filho ou minha mulher explorando ninguem, por isso pago meu INSS e invisto em imóveis, pois isso eu posso dizer que é meu, o taxí nunca, Lei muda a toda hora nesse país.
      sou auxiliar e estou esperando a derrubada da liminar para trabalhar, mas não pactuo do que acho errado. me desculpe se não compartilho de sua opinião.

      Excluir
    3. então vc é contra a venda das autonomias? isso é egoísmo, pq somente dessa forma, outras pessoas podem entrar no ramo e ser taxista! É como se abrisse um negócio e quisesse passar á frente! quem não é a favor da venda de autonomias, é egoísta e tem medo da concorrência!

      Excluir
  45. classe e outros mais na praça a 10 anos e sei como funciona a escravidão , tanto de permissionário como do auxiliar, trabalhamos doze , quatorze, dezesseis horas por dia e deixamos muitas vezes nossa família em festas , shopping e diversos outros lugares e voltamos para trabalhar estamos na maioria das vezes com contas atrasadas, enfermidades para ser tratadas ,mais não temos o direito de um tempo para cuidarmos de nos e da nossa familia. Porque será? somos desunidos em todas as esferas, não se unimos ,só discutimos entre nós .Lutamos contra nos mesmos.Somos uma das peças fundamentais da sociedade, somos uma classe de mais ou menos cinquenta mil trabalhadores ,tanto de permissionário de cooperativa, permissionário do rolê, permissionário do taxi especial, auxiliares de cooperativa, auxiliares de rolê, auxiliar do taxi especial, auxiliar de empresa.Sabe porque somos escravos? e de quem somos escravos? quantos de nós conhecemos os empresários que exploram a praça e que tem 2, 4, 6, 8, 10 autonomias em nome de terceiros, pessoas que se aposentam e exploram a praça, não estou falando do aposentado que ganha 1 salário mais aqueles que não necessitam de mais renda e outros que não preciso citar.Classe verdadeira classe de taxistas não importa se você e permissionário ou auxiliar estamos sendo feitos como escravos. Uma revelação do céu só mudará quando lutarmos juntos unidos na mesma direção ,qual a direção ? a Praça tem que ser somente dos taxistas aqueles que vivem e sustentam suas famílias , enquanto não nos unirmos seremos feitos tolos pelos outros que continuarão nos explorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contigo companheiro, chega de permitir que este "investidores" explorem os auxiliares em condições que se assemelham ao trabalho escravo, disfarçado de aluguel, mas aluguel que vc tem que pagar por manutenção de carro, multas, e ainda por cima em muitos casos tem que fazer um deposito previo como garantia, fico me perguntando ode anda a policia federal, o ministerio publico, a receita federal que não investiga as atividades destes "investidores"

      Excluir
    2. Esta reclamando de ser taxista? Porque não estudou? Se esta ruim vai ser outra coisa! Se vc é permissionario quando vc partir desta para melhor os seus herdeiros vão ficar a ver navios!

      Excluir
  46. A esqueci de citar os particulares de hotéis táxis de outros municípios particulares de supermercados e todos aqueles que explorao a praça .por que estas classes estão em nosso meio? nunca tiveram os olhos para a nossa praça, quem são os culpados ? será prefeito em exercício ou os demais antes deste? pense

    juntos somos mais fortes, um reino dividido subsistirá?

    ResponderExcluir
  47. Impressionante como uma entidade pode PREJUDICAR tantas pessoas ao mesmo tempo, eu e minha família estamos praticamente passando fome e não podemos passar a autonomia adiante porque uma ASSOCIAÇAO resolveu acabar com a vida de muitas pessoas, e ninguém até agora conseguiu mudar esta situação, impressioante, isto é BRASIL

    ResponderExcluir
  48. Juntei dinheiro muito tempo trabalhando em uma atividade muito perigosa,agora se eu quizer comprar uma autonomia ela não pode ser transferida para mim?Porque eu só tenho esse jeito de ser um taxista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabia que taxista é uma profissão,e não refugio de apósentado que quer explorar um coitado,esta certo quem não permite novos exploradores neste mercado, procure outra coisa pra fazer.

      Excluir
    2. vc não percebeu q os taxista antigos, não aceitam q novos taxista, q podem comprar suas autonomias, entrem no mercado também? vc pode sim comprar sua autonomia, é só esperar acabar esse problema político, para q vc compre e possa transferir!

      Excluir
  49. Li os cometários de quase todos, concluo que estas questões relativas a táxi, estão em quase todo o brasil, a um ditado "Cada ação uma lei" então e preciso urgentemente formalizar uma lei nacional/federal, com critérios definidos para que, de uma veis por todos acaba com todo as estas questões relativas ao táxi no brasil

    ResponderExcluir
  50. Quem mais está sendo prejudicado além dos auxiliares novos e antigos somos nós usuários de taxi porque com a proibição da vans na zona sul oas taxis estão quase sempre lotados e não há taxi livre circulando, pensem coma cabeça e não com o titulo eleitoral

    ResponderExcluir
  51. Desculpe, na verdade não se precisa criar uma nova lei, apenas respeitar o principio da leis, a lei maior que é a constituição, e não ficar inventando leis casuistica que mudam a cada vespera de eleição.

    ResponderExcluir
  52. Se quiserem realmente resolver todo este problema basta ter vontade politica, é preciso acabar com os "investidores' taxi é para taxista, acabando com os auxiliares, fazer licitação das "autonomias" de forma a beneficiar os atuais auxiliares, obrigando os a um recolhimento real do INSS, sobre o que realmente faturam para que suas viuvas não passem o resto da vida choramingando, e nas mãos de exploradores, tambem conhecidos como "administradores de autonomias" / ou despachantes.
    Enquanto cada um quiser levar vantagem o que teremos é a realidade atual, com Andres, Ivans, Joerge Felipe etc fingindo que brigam, mas so vc toma a porrada

    ResponderExcluir
  53. Oi alguém sabe se já abriu a emissão de novos cartões, pois estou querendo trabalhar como auxiliar taxista

    ResponderExcluir
  54. eu só quero saber, quando poderei comprar uma autonomia, é claro q antiga? só quando acabar esse problema político do veto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguém responde nesse blog?

      Excluir
  55. Boa Noite!!

    Um blog que se diz ¨democrático¨ não aceita criticas?????? A verdade doeu????? minha opinião incomodou??????? porque apagaram meu comentário?????

    Manipular opinião não é justiça ( Voz da Justiça )

    ResponderExcluir
  56. Boa noite. NAO CONSIGO ENTENDER PORQUE A LEI 8997/95, NAO FOI APLICADA EM 2000 (DNM) SENDO QUE ELA DEIXA CLARO A RXIGENCIA DE LICITACAO. ALGUEM PORIA ME EXPLICAR POR FAVOR, DE PREFERENCIA QUEM DEFENDE `A LIMINAR. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  57. Isso é uma máfia só! Esses babaqueras da ABRATAXI e seus seguidores são como o pessoal do MST. Mas de 70% dos que foram beneficiados pela D.N.M já venderam as autonomias e agora estão de volta para conseguir mais uma. Acho que se vai ter licitação tem que consultar os CPFs. Caso algum já tenha sido contemplado estes tem que ficar de fora!

    ResponderExcluir
  58. Sou associado da abrataxi sim, pois nunca vi ninguém em nosso país ter a coragem de lutar pelos menos favorecidos e a ABRATAXI, através de seu corpo jurídico e de um permissionário honrado que não precisaria fazer nada pelo TAXISTA AUXILIAR da cidade do Rio de Janeiro e mesmo assim luta por nós na Justiça para soltar essas amarras ao qual estamos atrelados. Me sinto na obrigação moral de defender a ABRATAXI por travar essa batalha para dá-nôs a mim e minha família a esperança de um dia melhor. Prezado Ivan e Ilmo.Dr.Raul é com orgulho que me dirijo aos senhores para dizer-lhes que nunca desistam de nós pois nós nunca desistiremos de vôs apoia-los. Estejam sertos que as pessoas de bem do nosso amado Brasil estão descobrindo o que é Dignidade, cito aqui os ultimos acontecimentos políticos em que o povo foram as ruas reenvindicar a devolução de R$ 0,20-(vinte)centávos nas passagem de Onibus e chegamos a derrubar o projeto de lei da PEC-37, que limitava os poderes do nosso querido Poder Judiciário que se fosse aprovado seria um desastre sem precedentes para nosso povo. O Jigante adormecido acordou e nós também. Aos verdadeiros Taxistas do Brasil deixo esse pençamento de um granse americano que sonhou com a liberdade e igualdade para seu povo. NÃO ESPEREM QUE A LIBERDADE SEJA DADO PELO OPRESSOR, ELA TEM QUE SER CONQUISTADA PELO OPRIMIDO.- Martin Luter King.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei 5492/12VAI SE CUMPRIR .A ABRATAXI VAI PERDE E AI VOCÊ VAI QUERER SUA AUTONOMIA COMO COM BASE NESSA LEI E PORQUE NÃO APOIOU ELA ANTES

      Excluir
  59. MINHA MAE E BENEFICIARIA DA AUTONOMIA DO MEU PAI O CARRO TA APODRECENDO PORQUE NÃO PODE RODA.A PREFEITURA ME FEZ CAMPRAR UM CARRO NOVO, E NAO POSSO FAZER A TRANSFERENCIA. O QUE EU TENHO QUE FAZER COM O CARRO NOVO QUE TA PARADO.

    ResponderExcluir
  60. E agora Pedro as autonomias saem como predito na lei de Jorge

    ResponderExcluir
  61. Direito de sucessão das permissões para herdeiros de taxistas permissionário passou no Congresso Nacional no dia de hoje às 168:30; com garantia de sancionamento da Medida Provisória nº 610 pela Presidência da República. É um pequeno passo rumo a vitória. Sras. Viúvas e herdeiros a vitória de vocês foi conquistada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  62. Lei 5492/12 VAI SE CUMPRI OU NÃO PEDRO PORFIRIO RESPONDE AI

    ResponderExcluir
  63. SOU AUXLIAR DESDE 2001.DETALHE SOU PROCESSADO PELA PREFEITURA POR QUERER MINHA AUTONOMIA. E AI AGORA SAIU UMA LEI 5492/12.E ELA TEM QUE COMEÇAR A VIGORAR NÃO ACHA PEDRO RESPONDE AI

    ResponderExcluir
  64. Sou uma pessoa que conseguiu além de juntar economias para comprar um carro novo para transformar em taxi consegui também juntar minhas economias para pagar os valores simbólicos para adquirir uma autonomia de taxista a cidade do RJ.
    Só que o ramo que eu trabalho atualmente não está mais me garantindo o meu sustento, por isso eu preciso mudar.
    Como posso adquirir uma autonomia de maneira lícita para eu sozinho, sem auxiliares, possa me sustentar sem ofender a ninguém?

    ResponderExcluir
  65. Não sou taxista, mas os amigos taxistas, deveriam deixar as brigas de lado aqui neste fórum, e se concentrarem em divulgar esta noticia que é de interesse de todos.

    http://www.sassolucoes.com.br/cooperativa-de-taxis/

    Acima segue o link, do Sistema de Controle de Corridas, destinado a pequenas Cooperativas e Pontos de Apoio, que comercializo.

    Obrigado a todos pela oportunidade.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  66. Com o falecimento do meu pai, acabei ficando com a autonomia dele, mas ñ tenho a intenção de trabalhar como taxista, então tive a autorização da prefeitura de onde moro para por um auxiliar. Essa autorização é concedida por apenas 6 meses, depois renovada por mais 6, e depois me disseram que só eu poderia trabalhar. na minha fraca opinião não acho trabalho para mulher, pois é muito arriscado, fora que sou do Rio, mas estou morando em Araruama, e não conheço nada da cidade. Então queria saber, se com essa nova lei, se há a possibilidade de minha autonomia ser passada para outra pessoa, não queria em hipótese alguma me desfazer, pois foi o que meu pai nos deixou, e aqui nesta cidade onde moro, é muito difícil de arrumar um emprego. o que faço? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou a procura de um taxi pra rodar, pode alugar a autonomia um cobrar uma diária... se quiser estou a disposição. Cobrar a diária lucra mais.... Podemos conversar?

      Excluir
  67. Eu acho que dve existir uma nova licitação,pois os taxis nas maos dos empresarios as pessoas iriam ficarmais seguras.Os taxis deveriam ser todos de uma empresa !!!

    ResponderExcluir
  68. Boa noite sou Marlon Rodrigo, com toda vênia acho que vc deve ser dono de algumas empresa de taxi, pois eles cobram uma diária absurda e vc ainda acha que eles tem que dominar tudo.

    ResponderExcluir
  69. alguém saberia explicar como seria feita uma licitação, se caso fosse aceito os pedidos da abrataxi. Marlon Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom! com certeza, os cabos eleitorais e alguns potencialmente financiadores eleitorais, que se acertariam nas condições apropriadas para "disputa de fachada" para licitação.
      Lamentavelmente estamos no Brasil
      E nossa classe fica olhando e não se questiona..., As concessões de ônibus, linha amarela, pontes etc. Não passam para os herdeiros?

      Excluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi assim comigo tambem , eu nem entro mais por lá

      Excluir
  71. autonomia ja..pra quem quer trabalhar..nao para aqueles que quer esplorar....

    ResponderExcluir
  72. Meu marido estava com um processo na smtr da diária nunca mais ele ganhou seu direito saiu seu nome no diario oficial deferido e amparado por lei no dia 20/05 e veio a falecer no dia 21/05 eu me apresentei no órgão e me comunicaram que eu como esposa nao tenho direito por ele nao ter concluído o processo e correto essa afirmação ?

    ResponderExcluir
  73. Late last year Jordan Brand promised a revamped, girls-specific collection with brand new colorways, and now they begin to deliver with great sneakers jordan 11 like this Air Jordan 1 Retro High “Rainbow Sole”. As the name implies, the Air Jordan 1 built specifically jordan future for girls is highlighted by a unique rainbow-hued sole unit in fading multicolored translucent rubber. While the sole gets jordans shoes plenty of color, the upper goes stealthy in a mix of black synthetic nubuck and perforated patent leather. More cheap jordans free shipping color-fading is then added to the jeweled wings logo at each ankle. You can outfit your little one in jordan 3 these latest girls exclusive Jordans soon, as the Air Jordan 1 Retro High “Rainbow Sole” is arriving now at air jordan 23 select Jordan Brand retailers, including Oneness.
    Of all the legendary games that Michael Jordan has orchestrated in his career, jordan 13 few stick out more than the 55-point outburst at Madison Square Garden. Dubbed the “Double Nickel”, this god-like scoring jordans release output exemplified Jordan’s desire to shine on the biggest stages of the game, but what made this feat that jordan 5 much more impressive was that it came just days after his return from retirement. It was this Jordan 10 air jordan Double Nickel that he wore on that night, and it’s the same PE version with the 45 embroidery that jordans furniture will make its return on March 28th.

    ResponderExcluir
  74. Ray-Ban sunglasses cater the attention of people which make it demandable all around the world. Designs of sunglasses are designed as per the international discount ray bans fashion which is acceptable globally. By wearing these sunglasses you can gain status symbol in the society. In earlier times, sunglasses were basically used to hide the eye movements and didn’t protected the eyes from UV rays. With the growing demand, sunglasses of this brand are designed with modern technology. You ray ban wayfarer can wear these sunglasses while going to party, beaches, office, playing sports and other. Get cool and adorable look after wearing these sunglasses. Ray-Ban sunglasses are designed with unisex features which look good on everyone.Ray-Ban sunglasses are the right choice for those who want to get inimitable look. These sunglasses are fake ray bans not only used to get fashionable look but also ensures protection of eyes. Just make sure that you are selecting the right pair of sunglasses for yourself. Lenses of sunglasses are of finest quality which comes with Gradient, Polarized, Tints, Mirrored, Photochromic type of lenses. The lenses of these eyeglasses are ray ban warranty highly protective as they are available with Anti-fog coating and scratch resistance features.
    The Ray-Ban logo will be etched on both the lenses. On the right lens will be the Ray-Bay logo, while on the left lens, right below the hinges will be the initials ‘RB’.If the sunglasses have nose pads, ray ban there will be the initials ‘RB’ engraved right at the centre of the metal piece.And there are a few other points which you should keep in mind, as far as original Ray-Ban sunglasses are concerned.Pre-2000 models of Ray-Ban sunglasses will have the initials ‘BL’ instead of ‘RB’ on the left lens. polarized ray bans These models were produced under Bausch & Lomb, the previous owner of Ray-Ban.Ray-Ban sunglasses are expensive. If the dealer is giving you at a very good margin, think again. It’s most likely to be a fake version. The genuine ones are made with the best materials and made specially to protect http://www.ray-bansunglasseswarbyparker.com one’s eyes from harmful UV rays. On the other hand, the replicas are made with cheap and substandard materials and hence, can be harmful for your eyes.
    Real Ray-Bans have metal support struts inside the “arms” that sit on your ears that are responsible for much of their weight. If you ray ban frames have a model with transparent arms (like, for instance, the Clubmaster Squares)[2], you should be able to see this metal. If you can’t, you’ll know you’ve been wearing fakes.Check for non-glass lenses. Take your glasses off and look at them from the front. give the lenses a few gentle flicks with warby parker your fingernail. If they have the look, feel, and "clinking" sound of genuine glass, this is a good sign — many Ray-Bans use real glass for their lenses. Non-glass lenses don't necessarily mean that your glasses are fake, however, unless they're obviously cheap-looking, cloudy,

    ResponderExcluir
  75. cheng1014
    herve leger, http://www.herveleger.us.com/
    the north face uk, http://www.thenorthfaces.org.uk/
    futbol baratas, http://www.futbol-baratas.com/
    gucci, http://www.borseguccioutlet.it/
    parajumpers coats, http://www.woolrichoutletstore.us.com/
    yoga pants, http://www.yogapants.us.com/
    stuart weitzman boots, http://www.stuartweitzmanoutlet.us/
    moncler outlet, http://www.uggoutletstore.eu.com/
    cheap nhl jerseys, http://www.nhljerseys.us.com/
    cheap michael kors handbags, http://www.cheapmichaelkorshandbag.in.net/
    the north face jackets, http://www.thenorthfacejacket.us.com/
    michael kors outlet, http://michaelkors.outletonlinestores.us.com/
    ray ban sunglasses, http://www.ray-bansunglassess.in.net/
    thomas sabo uk, http://www.thomassabos.co.uk/
    nike trainers, http://www.niketrainers.me.uk/
    michael kors outlet, http://www.michaelkorsusa.us/
    nike outlet store, http://www.nikeoutletstore.us/
    roshe run, http://www.rosherunshoessale.com/
    prada handbags, http://www.pradahandbagsoutlet.co.uk/
    wellensteyn jackets, http://www.barbour.us.com/
    nike huarache, http://www.nike-airhuarache.co.uk/
    canada goose jackets, http://www.parajumpers.in.net/

    ResponderExcluir
  76. شركة بيت العرب
    من افضل الشركات التى تخدم كل عملاءها الكرام

    حيث تقدم افضل عدد من الخدمات المتواجده فى الاسواق التى لا غنى عنها من قبل اى عميل من عملاءنا الكرام

    فتاكد انك فى حاجه الينا فنحن لدينا افضل خدمات من التنظيف العامه وخدمات المكافحه للحشرات وعزل وتنظيف الخزانات

    والقيام بنقل العفش والاثاث فاذا كنت تبحث عن افضل الشركات فعليك ان تتصل بينا على الفور للقيام بكل ذلك فلا تتردد فى الاتصال بينا الان

    شركة نقل عفش بالرياض
    شركة رش مبيدات بالرياض
    شركة نقل عفش بالدمام
    شركة تنظيف بالدمام
    شركة تنظيف شقق بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالدمام
    شركة تنظيف فلل بالدمام
    شركة تنظيف خزانات بالدمام
    شركة رش مبيدات بالدمام
    شركة مكافحة حشرات بالدمام
    شركة كشف تسربات المياه بالدمام
    شركة تسليك مجارى بالدمام
    شركة تنظيف بالاحساء
    شركة تنظيف بالخبر
    شركة تنظيف بالقطيف
    شركة تنظيف بالعزيزية
    شركة بيت العرب

    ResponderExcluir

Lamentamos ter de adotar essa medida: devido aos abusos nas agressões grosseiras que ofendem minha DIGNIDADE E COMO SE POR ENCOMENDA, a partir de agora, por algum tempo, o seu comentário só será publicado após moderação.