sexta-feira, 29 de julho de 2016

Do conto das autonomias ao uber

Preste atenção: as olimpíadas vão dar uma sobreviva aos táxis. Depois, sei não. E não é só o Uber e essa estranhíssima justiça brasileira. Tá todo mundo tirando sua casquinha.

Eu não vi até hoje nenhum comentário sobre o fim da seletiva da Avenida Brasil, que foi aberta aos taxistas em 2004 graças ao meu empenho junto ao prefeito César Maia.

A política de transportes atual é moldada pelos interesses da meia dúzia de empresários de ônibus.

Sinceramente, para os passageiros de ônibus a emenda vai sair pior do que o soneto. O desenho da Brasil não comporta tanta extravagância.

Mas os miquinhos amestrados pela máquina estão mais interessados em tirar proveito e levarem o  seu, transformando suas vidas da noite para o dia. Esses caras ainda têm coragem de falar mal de mim por que fiz a única Lei que mexeu com o monopólio e com os especuladores. Que ainda hoje arrancam o couro dos diaristas.

O uber é o supra sumo do desrespeito aos direitos de toda uma profissão quase centenária.  Na prática mandou toda a legislação pro brejo. E se projetou para entrar na área por todos os flancos.  Tem taxista hoje que não faz nem o do combustível.

Mas por que chegamos a tanto? Por que a turma da pesada conseguiu me tirar de campo. Depois da Lei 3123 eu nunca mais ganhei uma eleição. E ainda houve quem conseguisse me tirar dois anos de mandato por liminar.  Tudo combinado entre os amigos dos exploradores dos diaristas. Fiquei mal na fita, mas calar-me isso ninguém vai conseguir.



Resultado: quando finalmente ganhamos no Supremo Tribunal Federal, em 2004, existiam 9 mil diaristas.  Hoje, embora todos tenham se beneficiado da minha Lei, contam-se em 21 mil os explorados.

Sabe o que está acontecendo agora? MUITOS TROCARAM O PAGAMENTO DA DIÁRIA PELO UBER, que também leva o profissional à lona.  Foi a porta que se abriu para eles, com cobertura internacional e tudo o mais que você está vendo.

Os mesmos enganadores estão prometendo mundos e fundos nesta nova campanha. Igual ao que aconteceu em 2012. Lembra da lista dos diaristas que ganhariam autonomia publicada no Diário Oficial? Quanta sacanagem e quanta gente iludida;


Diaristas, ex-diaristas ou não já levaram muitas voltas. Vão continuar caindo no conto das autonomias? Ou vão praticar haraquiri mais uma vez? 

4 comentários:

Lamentamos ter de adotar essa medida: devido aos abusos nas agressões grosseiras que ofendem minha DIGNIDADE E COMO SE POR ENCOMENDA, a partir de agora, por algum tempo, o seu comentário só será publicado após moderação.